Subscrever Newsletter

Placa Bacteriana

Setembro 5, 2022

Placa Bacteriana

A placa dentária caracteriza-se por ser a comunidade de microrganismos encontrados na superfície de um dente como um biofilme, embutidos numa matriz de polímeros com origem entre o hospedeiro e os microorganismos. De relevância clínica é o facto de os biofilmes serem menos suscetíveis a agentes antimicrobianos e as comunidades microbianas, podem até apresentar sinergismo patogénico (patogenicidade melhorada).
A estrutura do biofilme em placas pode restringir a penetração de agentes antimicrobianos, e as bactérias que crescem nessa superfície crescem com um novo fenótipo, o que reduz a sua sensibilidade a inibidores.
O aparecimento de placa bacteriana é natural e contribui (como a microflora residente de todos os outros locais do corpo) para o desenvolvimento normal da fisiologia e das defesas do hospedeiro, podendo rapidamente transformar-se em patológica e originar desenvolvimento de doença em localizações distintas da boca, sendo já reconhecida como causadora de diversas afeções perigosas e silenciosas, desde doenças cardiovasculares, até demência, artrite reumatóide e diabetes[i].


[i] WebMd – Plaque and Your Teeth

Ver versão completa

Outros Artigos de Interesse

Verruga plantar

5 de Dezembro, 2022|

Verrucae plantaris, usualmente conhecida como verruga plantar, são lesões cutâneas ...

Placa Bacteriana

5 de Setembro, 2022|

A placa dentária caracteriza-se por ser a comunidade de microrganismos ...

Acne

3 de Maio, 2022|

A acne vulgaris é uma desordem pilossebácea que afeta mais ...

Go to Top